Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43450
Compartilhe esta página
Título: | Trabalhando com questões basilares a respeito da filosofia da ciência e o ensino de ciências. |
Autor(es): | MOTA, Deivisson Silva |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino; Ciência - Filosofia; Teoria do conhecimento |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Citação: | MOTA, Deivisson Silva. Trabalhando com questões basilares a respeito da filosofia da ciência e o ensino de ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo feita com alunos dos cursos de Física, Química e Matemática licenciatura da UFPE do centro acadêmico do agreste, que versa a respeito das concepções que os mesmos possuem acerca de conceitos pertinentes a teoria do conhecimento geral, mais especificamente sobre origem e essência do conhecimento. No decorrer do trabalho é apresentada uma discussão sobre a filosofia da ciência e seu impacto no ensino de ciências, justificando a abordagem realizada durante a pesquisa, também são ressaltadas as características que compõe o questionário utilizado para coleta de dados em campo e os parâmetros utilizados para análise dos dados coletados. O trabalho gerou algumas reflexões acerca de como as concepções de origem e essência do conhecimento que os alunos possuem podem contribuir para formação de suas visões do fazer científico, apontando que esta área do conhecimento, a filosofia da ciência, merece receber uma maior atenção durante a formação dos futuros professores de Química, Física e Matemática da UFPE campus agreste. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43450 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOTA, Deivisson Silva.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons